23/06/2009

BRLix

A ponte para migrar do Windows para o Linux

Com mais de 13 milhões de downloads, o BRLix se destaca como a alternativa mais viável ao Windows, tanto para o mercado nacional como internacional, firmando-se como excelente ferramenta de trabalho para o uso diário. Parabenizamos a toda equipe do Famelix/BRLix pelo excelente trabalho realizado, que colocou o SO entre as melhores distros linux mundiais existentes. Finalmente o usuário comum pode migrar para o Linux através de um Sistema Operacional de fácil instalação e operação.




BRLix Live CD

Baixamos a ISO em http://brlix.com.br/ , gravamos em CD com o Nero e testamos o BRLix Live CD. Ficamos impressionados: é fantástico. É a primeira distro Linux que consegue oferecer ao usuário uma interface similar ao Windows. Com 700Mb de tamanho, o Live CD traz as principais ferramentas necessárias ao usuário desktop comum. Criado por professores e alunos da Faculdade Metropolitana de Guaramirim (FAMEG), município de 30 mil habitantes localizado a cerca de 170 quilômetros de Florianópolis, o BRLIX GNU/Linux é a chamada "seqüência" de um projeto de pesquisa chamado FAMELIX, que já contou com 26 milhões de downloads em cinco idiomas.

Interface amigável

Acostumados a baixar as distros nacionais, já estávamos bastante satisfeitos com os Kurumins 7 e 8.06 NG, Mandriva 2009 e Ubuntu. Mas o BRLix ultrapassou nossas expectativas. Ele realmente se revela similar ao Windows, principalmente no uso diário, navegando, criando e salvando arquivos do Word, Paint, Excel, etc. Nada fica a dever ao pacote Office do Windows. Apenas não possui, logicamente, o Outlook, mas tem seu próprio gerenciador de emails. Basta a migração do usuário.


Desktop

Trabalhando com KDE altamente customizável pode-se escolher entre o visual Windows do Vista ou XP, e default ou 2panels do Linux, também muito bonitos. Optamos pelo Vista. Para acessar o painel: vá ao Menu e clique em Configurações>>Configurador do KBFX>> e veja todas as opções em Themes e Menu Style. Em Menu Style é onde encontramos o KBFX Menu e o KDE Menu.

Inicialização

Bastou colocar o Live CD na bandeja, dar o boot e escolher o idioma para que o sistema montasse rapidamente. De visual bonito e agradável, surpreendeu na rapidez de funcionamento.

Internet

Como usamos banda larga speedy, esperávamos problemas ou alguma dificuldade na configuração da conexão. Mas bastou acessarmos >>>Sistema>>>ADSL/PPPOE Configuration e responder "sim" às perguntas, colocando o nome do usuário (seu email e senha utilizados para conectar a internet) e abrir o Firefox e pronto: estávamos navegando.

Diretrizes do Projeto

Pelo resultado final pode-se concluir claramente que o projeto do BRLix teve como meta principal a plena satisfação do usuário desktop no seu dia a dia. Ele instala e roda aplicativos Windows com grande facilidade. Restrições ficam por conta de softwares que não disponibilizam a biblioteca de arquivos completa para instalação e execução.

"O novo projeto, desenvolvido pela mesma equipe, conta com uma interface e recursos muito semelhantes ao Windows Vista. E nasceu com o objetivo de auxiliar no combate à pirataria e na inclusão digital de comunidades, segundo o professor David Emmerich Jourdain, alemão radicado no Brasil e um dos criadores do sistema.

"Vivemos diante de uma geração Windows. Muitas pessoas não conseguiram se familiar ao Linux devido aos seus comandos serem muito distintos", afirma. "Com o nosso software, utilizamos interfaces muito semelhantes, para que o usuário possa optar por softwares livres de forma natural".

O painel de controle e suas principais funções, o acesso às pastas e arquivos do computador e até a apresentação são realmente quase idênticos ao software da Microsoft. "Não competimos com o Windows, conhecido por 90% dos usuários de todo o mundo. Nos adaptamos para criar uma plataforma livre e convencer o usuário", diz o professor. "A diferença é que o BRLIX é de graça", relatou ao Coordenador do Projeto. (Fonte: Infonewsletter )

Rodando softwares desenvolvidos para Windows XP e instalados no Pendrive

Ficamos realmente surpresos ao conseguir não somente acessar, mas executar programas Windows do Pendrive no BRLix. Abrimos nosso pendrive e clicamos no programa PortableApps.Com e, para nosso espanto, ele abriu imediatamente. Testamos os programas um a um e o resultado foi surpreendente: quase todos rodaram e na mesma velocidade que em nosso XP.



O Site do Desenvolvedor

Para os "precipitados" o site do BRLix pode parecer simples à primeira vista, comprometendo sua imagem. Mas depois que baixamos e testamos o BRLix Live CD mudamos completamente de opinião. A simplicidade do site tornou-se em virtude. Ele é simples e despojado, sem propagandas ou informações em excesso. Traz a apresentação do sistema, em breve relato, e os links para download. Como ele é fruto do trabalho desenvolvido dentro de um centro universitário, depende de doações para terem recursos à manutenção do projeto. Por isso, você encontrará dois links para download, sendo um gratuito e outro em que abre uma tela com opções de contribuição para a equipe de desenvolvedores.

O Projeto e a Equipe do BRLix

Para saber mais sobre o sistema e a equipe acesse Infonewsletter.

RESUMO

No contexto geral, o BRLix é 10. Ideal para uso como Live CD ou como Sistema Operacional padrão.Ótima opção para usuários domésticos e pequenas empresas. Maiores aplicações serão logo identificadas.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

-isento de riscos de infecção por vírus;

-leve e rápido;

-fácil adaptação para os usuários Windows;

-interface agradável;

-facilidade para rodar softwares desenvolvidos para Windows. Em nosso caso, conseguimos rodar o programa PortableApps।Com, o WinRar, o CoolSMS, e o navegador Opera/9.23 (Windows NT 5.1; U; en)instalado no pendrive.

RESTRIÇÕES

Como testamos o sistema em uma máquina com com processador Intel 2.13 e 1Gb de memória, não sabemos qual será o comportamento em máquina mais antigas. Não tivemos acesso aos requisitos mínimos para instalão do Sistema.

CONCLUSÃO

Apos o teste ficamos completamente satisfeitos com o desempenho do BRLix. Se existe algum ponto desfavorável não pudemos identificar em um dia inteiro de uso. Tanto que essa postagem foi feita inteirinha usando o BROffice do Live CD do BRLix para editar, formatar e publicar esse texto, com as imagens obtidas e tratadas através do Kolour Pait em "PrintScreen" e ao som das músicas do pendrive da minha filha.


Download

Você pode fazer o download do BRLix gratuitamente e, se quiser ajudar os desenvolvedores a continuar a trabalhar no BRlix, você pode pagar por um pré-lançamento, onde você irá receber antes de todos os lançamentos do BRLix, você terá uma prioridade sobre o apoio, e você pode sugerir novas melhorias para o BRLix.

Download Gratuito Clique aqui: Download

Download Pago Clique aqui: Download

Para COMPRAR BRLix clique aqui

 

Mais Linux