22/05/2010

SliTaz GNU/Linux 3.0 i386 LiveCD, o menor linux do mundo

SliTaz GNU/Linux 3.0 i386 LiveCD

Boot baby... boot!

O SliTaz é um sistema operacional livre, que funciona totalmente carregado na memória RAM e pode ser inicializado a partir de mídias removíveis como cdrom e pendrive. É distribuido na forma de um LiveCD, sendo que a imagem ISO possui menos de 30 mb. O sistema é rápido e robusto, possui um desktop elegante, leve e intuitivo, documentação detalhada e ferramentas de configuração fáceis de se utilizar. Mais informações...
slitaz-desktop


  • 28 Mar 2010 - Lançada a Versão 3.0 do SliTaz GNU/Linux Os participantes do projeto SliTaz GNU/Linux anunciam orgulhosamente o lançamento da versão 3.0, que surge após um ano de desenvolvimento. Esta nova versão estável está simples, rápida, customizável, poderosa e ainda assim permanece inacreditavelmente leve.
    O desktop padrão é constituído do servidor gráfico Xorg 7.4, do Openbox, componentes do ambiente desktop LXDE e ferramentas próprias da distribuição. Ele permite conectar de forma simples à internet, navegar na web com o Midori, ouvir música ou gerenciar e editar imagens e fotos.
    O sistema básico cabe numa imagem ISO de 30 Mb e as variantes do LiveCD possuem o mínimo de 8 Mb. Esta nova versão foi construída com o novo toolchain (ferramentas básicas de desenvolvimento), que inclui o GCC 4.4.1 e o kernel Linux 2.6.30.6. Acesse as notas de lançamento completas para maiores informações e baixe uma imagem do LiveCD a partir dos mirrors. Fonte: http://www.slitaz.org/pt/

 A equipe de desenvolvimento do SliTaz e seus contribuintes estão orgulhosos em anunciar a publicação do SliTaz GNU/Linux 1.0, a primeira versão estável, após 2 anos de trabalho árduo.

SliTaz GNU/Linux é um sistema operacional livre, baseado na distribuição BusyBox, e que pode ser usado através do CD-ROM ou dispositivo USB.

SliTaz é distribuído sob a forma de um LiveCD, e seu grande diferencial em relação a outras distros, é a possibilidade de ejetar o LiveCD com o sistema ainda em funcionamento, e usar o drive de CD para outras tarefas.

SliTaz oferece alta performance em maquinas mais antigas e/ou com poucos recursos.

Usando o Syslinux no boot, SliTaz fornece mais de 200 comandos Linux, servidor LightTPD de dados SQLite, ferramentas de backup, cliente IRC, cliente SSH, sistema X-Window, JWM (Joe's Window Manager), gFTP, Geany IDE, Mozilla Firefox, Alsaplayer, Gparted, um editor de arquivos de audio e muito mais.

SliTaz 1.0 esta disponível em um LiveCD de 24,8 MB (ocupa 80MB de HD para instalação), e proporciona um ambiente desktop completo com uma generosa seleção de aplicativos.

Essa nova versão traz o Kernel do Linux 2.6.24.2, o Firefox 2.0.0.12, Rsync 3.0.0, Gparted 0.3.5 e Alsa 1.0.16.

A distribuição lhe permite ouvir música, navegar na Web, editar um vídeo e muito mais com os 448 pacotes disponíveis que podem ser facilmente instalados e atualizados com o exclusivo gerenciador de pacotes Tazpkg.

O LiveCD permite que você crie uma distro personalizada ou um dispositivo LiveUSB em um único comando.

Atualizações de segurança serão fornecidas pelo projeto, e os pacotes populares como o Firefox, também vão receber atualizações e novas funções. FONTE: http://comunidade-linuxnarede.eti.br/modules/news/article.php?storyid=323

Mais informações no site oficial do SliTaz.
Md5sum:
1f3c28d6818bf754c47f7b5fae7a74cf


Mais Linux